Vigilância Ambiental mobiliza mutirão contra dengue no Bairro São Paulo


Publicado em 03/01

Na quarta e quinta-feira, o trabalho será intensificado na realização da LIRAa, e na sexta-feira, as equipes voltam a trabalhar com o mutirão no bairro.

Fonte Prefeitura Municipal de Ijuí

O Núcleo de Vigilância Sanitária de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta semana um mutirão de limpeza contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus. 

As equipes vão realizar até a sexta-feira, 06, três ações que concentram a LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, realizado pelos agentes em pontos específicos de infestação no município. Outra ação será realizada pelos agentes de saúde em eliminação dos focos do mosquito em suas áreas.

Na manhã desta terça-feira, 03, a equipe da vigilância, juntamente com equipe do 27º Grupo de Artilharia e Campanha, está concentrada no Bairro São Paulo para limpeza e eliminação de materiais e entulhos. Cerca de 20 militares foram cedidos pelo Exército para efetuar o trabalho, duas vezes por semana. Na quarta e quinta-feira, o trabalho será intensificado na realização da LIRAa, e na sexta-feira, as equipes voltam a trabalhar com o mutirão no bairro. 

De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária, Rinaldo Pezzeta, uma das principais preocupações são as chuvas decorrentes nos últimos dias, que intensifica o trabalho de limpeza e cuidados com o acúmulo de água. Ele salienta também a importância da população manter os cuidados em suas residências, prevenindo prováveis focos do mosquito. "A partir do momento em que se enche um depósito de água, consequentemente o risco é maior de infestação. É importante a população também fazer a sua parte".