Prefeito prestigia posse da nova Reitoria da Unijuí


Publicado em 14/12

Na ocasião, tomou posse a nova reitora Cátia Maria Nehring, que assume o cargo ocupado até então pelo professor Martinho Luís Kelm.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

O prefeito Fioravante Batista Ballin participou, na tarde desta terça-feira, 13, da cerimônia de posse da nova Reitoria da Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijuí). O evento aconteceu no Salão de Atos do Campus Ijuí, contando com a presença de autoridades, lideranças, professores e comunidade acadêmica. Na ocasião, tomou posse a nova reitora Cátia Maria Nehring, que assume o cargo ocupado até então pelo professor Martinho Luís Kelm. A nova gestão estará a frente da Universidade até o ano de 2019. 

Em sua fala, o professor Martinho Kelm destacou os compromissos para os próximos anos, bem como a importância de fortalecer as instituições comunitárias. "Essa é, hoje, a forma de promover o desenvolvimento humano e qualidade de vida", comentou. Segundo Kelm, cabe a instituições como a Unijuí ouvir e dialogar as possibilidades de futuro em conjunto com a sociedade. "Cabe às instituições comunitárias fazer a diferença para a sua comunidade", disse reitor. 

O presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, enfatizou as vantagens e relevância do ensino comunitário para o Estado, também completando a fala do professor Kelm sobre os desafios a serem enfrentados pela próxima gestão. O prefeito Fioravante Ballin também fez uso da palavra para agradecer, em nome de Ijuí e região, ao trabalho desenvolvido pela Universidade na formação de cidadãos para um futuro cada vez melhor.

Encerrando a solenidade, a professora e reitora eleita Cátia Maria Nehring comentou um pouco sobre sua trajetória profissional. "Todas essas experiências que contribuíram e me ajudaram a chegar aqui neste momento", disse, agradecendo a toda a comunidade acadêmica e externa pelo apoio durante o processo eleitoral. 

Também tomaram posse na tarde de hoje a nova presidência da Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação da Região Noroeste (Fidene), gestão assumida por Cátia Nehring, como presidente, e pelo professor Dieter Rugard Siedenberg, como Diretor Executivo; e, ainda, os membros titulares e suplentes dos Conselhos Diretor e Curador da Unijuí.

Também estavam presentes durante a solenidade membros da sociedade civil; representantes do Executivo Municipal e Estadual.