Primeira etapa do Complexo da Estação da Cultura é entregue oficialmente


Publicado em 13/12

O espaço servirá como um Centro de Eventos para a promoção de shows, peças de teatro, palestras e inúmeras outras atividades, assim como um local de lazer e descanso para toda a família.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

"Hoje, o município possui um auditório próprio para oferecer à sua comunidade", com essas palavras, o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Smcet) Sérgio Corrêa, iniciou os pronunciamentos na tarde desta segunda-feira, 12, durante entrega da primeira etapa do Complexo da Estação da Cultura de Ijuí. O espaço servirá como um Centro de Eventos para a promoção de shows, peças de teatro, palestras e inúmeras outras atividades, assim como um local de lazer e descanso para toda a família. 

Segundo Corrêa, a estrutura do antigo armazém teve sua estrutura restaurada e já conta com uma sala de administração, dois depósitos, dois banheiros e um salão para o palco principal, faltando apenas o mobiliário. Também está em fase de conclusão a revitalização dos vagões que servirão de camarim e salas de apoio. O secretário também aproveitou o momento para destacar toda a trajetória da recuperação destes vagões, assim como fez a vereadora Helena Stumm Marder, que comentou sobre sua participação efetiva durante todo o processo, desde a sua concepção até a execução da obra. 

A verba para a revitalização dos trilhos e vagões veio do Ministério Público Federal, por meio do Procurador da República Osmar Veronese, que aproveitou a ocasião para parabenizar Ijuí pela iniciativa. De acordo com ele, foram mais de R$1,4 milhão investidos no projeto, sendo a segunda parte do recurso já garantida para dar prosseguimento às obras na próxima gestão municipal. Ele lembra, contudo, que "Tão importante quanto revitalizarmos esse espaço, é cuidarmos desse espaço". 

"O registro histórico está formado e sacramentado na nossa comunidade", disse o prefeito de Ijuí Fioravante Batista Ballin. Em sua fala, fez um agradecimento especial ao secretário da Smcet, Sérgio Corrêa, pelo seu esforço, energia, garra e resistência quanto ao compromisso assumido nesse projeto. "As obras são construídas através de pessoas e instituições, e somente unidos é que esse trabalho acontece", comentou. 

No momento da entrega desta primeira etapa de obras do Complexo da Estação da Cultura de Ijuí, também estavam presentes a primeira-dama Gessy Ballin; os vereadores Aldair Cossetin e Rosane Simon; o representante do deputado Federal Assis Melo, Júnior Piaia; a procuradora do município de Ijuí Maristela Heidemann; bem como representantes do Museu Antropológico Diretor Pestana; Unijuí; Comando Regional de Bombeiros (CRB); Brigada Militar; Sindilojas e Associação Comercial e Industrial (ACI).