Delegados comentam avanços no setor de segurança pública


Publicado em 09/12

O prefeito Fioravante Ballin esteve reunido nesta quinta-feira, 8, com os delegados que atuam na região de abrangência da 26ª Delegacia Regional de Polici

Fonte: Prefetura Muncipal de Ijuí

O prefeito Fioravante Ballin esteve reunido nesta quinta-feira, 8, com os delegados que atuam na região de abrangência da 26ª Delegacia Regional de Policia. Na ocasião, destacou o trabalho integrado que tem resultado na sensível diminuição dos índices de criminalidade em Ijuí. O chefe do Executivo destacou, ainda, que a atuação dos policias no caráter preventivo, especialmente a partir de ferramentas como o vídeo monitoramento, contribui significativamente para a queda desses índices. 

O delegado regional Ricardo Miron aproveitou o momento para apontar os avanços obtidos nos últimos oito anos, citando o próprio sistema de videomonitoramento, bem como a instalação da Coordenadoria e do Conselho da Mulher. Também foram citadas pelo delegado as ações de combate às drogas, furtos, roubos e homicídios desenvolvidas na região. Miron ressaltou que, neste quesito em especial, Ijui se destaca positivamente com apenas dois casos registrados neste ano. Enquanto isso, municípios do mesmo porte na região superam o número de 15 homicídios registrados só em 2016. 

Miron anunciou na reunião que nos próximos dias, será instalado em Ijuí o Projeto Mediar, que consiste na mediação de conflitos com o intento de diminuir, também, as demandas no próprio Judiciário. O citado projeto já é desenvolvido em Canoas, Cruz Alta, Gravataí, Bento Gonçalves, e Gramado, apresentando resultados significativos no que tange às resoluções das demandas. 

Em resposta, Ballin disse que o aprimoramento dos relacionamentos e a proximidade dos órgãos contribuiu para o desenvolvimento das ações que redundaram na redução dos índices de criminalidade em nível local e, por fim, agradeceu o comprometimento dos delegados que atuam na região colocando-se a disposição para o auxílio às demandas da Policia Civil.