Reunião com estudantes conta com representantes de escolas e também da 36ª CRE


Publicado em 22/06

No Salão Farroupilha, grupo discutiu objetivos da Coordenadoria e também a reativação do Conselho Municipal da Juventude

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

Com a participação de representações de sete escolas públicas e da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi realizada na tarde esta quarta-feira,21, a primeira reunião da Coordenadoria Municipal da Juventude com estudantes das redes de ensino de Ijuí. A coordenadora Tabata Bertoldo abriu a reunião expondo aos presentes sobre o porquê da existência de uma coordenadoria e também da importância da reativação do Conselho Municipal da Juventude.

De acordo com a coordenadora, entre as estratégias de trabalho está a sensibilização dos jovens no sentido de que eles podem participar do processo de construção das políticas públicas para a juventude. “Uma das ferramentas a serem utilizadas nesse sentido é o chamamento às escolas para que os estudantes se unam à Coordenadoria, com vistas à organização de eventos para os jovens”, frisa.

Uma das ideias abordadas durante o encontro foi a realização de uma programação especial alusiva ao Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto. “A ideia é colocarmos os jovens na Praça da República para participarem de uma série de ações a serem definidas, ainda. Agora, temos de ver da possibilidade disso, para darmos início à organização”, frisa Tabata. Entre essas ações foi cogitada a realização de shows de talentos, esportes, jogos de mesa, feira de aptidões, finalizando com uma sessão de cinema no final da tarde. O evento, de acordo com a coordenadora, seria voltado a estudantes a partir da 7 º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio.

Na avaliação de Tabata esta primeira iniciativa de mobilização dos estudantes foi bastante positiva. “Entendemos que nem todos podem participar destes momentos, até mesmo por seus compromissos em sala de aula. Mesmo assim, consideramos positiva a presença e ficamos ainda mais satisfeitos com o interesse demonstrados por todos em participar, em fazer junto com a Coordenadoria”, afirma.

Agora, a coordenadora deverá agendar uma reunião com o prefeito Valdir Heck para avaliar as ações propostas e ver da viabilidade de realização das mesmas. “Precisamos primeiro definir se fazermos a comemoração em apenas um dia ou se já sairemos com uma semana inteira de atividades dedicadas à Juventude. Com decisão firmada a esse respeito, buscaremos o apoio da Secretaria Municipal de Educação e também da CRE para a execução das ações”, frisa Tabata. Além disso, outras parcerias como Sesc , Sesi, Medianeira transportes também serão articuladas.