Mau tempo tira mais pessoas de casa no Rio Grande do Sul; Defesa Civil segue em alerta


Publicado em 29/05

De acordo com último boletim divulgado, 10 municípios decretaram situação de emergência. Número de pessoas fora de casa chega a 991 no fim da manhã desta segunda-feira (29).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul continua em estado de alerta para os estragos provocados pelo mau tempo que atinge o estado desde a última semana. No fim da manhã desta segunda-feira (29), os dados atualizados mostram que são 56 municípios com algum tipo de problema. Dez já decretatam situação de emergência (veja a lista abaixo).

  1. Tiradentes do Sul
  2. Campo Novo
  3. Três Passos
  4. Coronel Bicaco
  5. Santo Augusto
  6. Tenente Portela
  7. Panambi
  8. Cristal
  9. Sertão
  10. São Jerônimo

O número de pessoas fora de casa chega a 991. Conforme a Defesa Civil, são 680 desalojadas (em casas de parentes ou amigos), e 311 desabrigadas (em algum abrigo público).

A cidade com mais pessoas que tiveram de sair de suas residências é São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. São 147, segundo a Defesa Civil. A cheia do Rio Caí alagou ruas e avenidas e fez com que moradores tivessem de procurar outros locais até que a água baixe.

Município de Itaí/RS, próximo a cidade de Ijuí na sexta(26)

E hoje (29)

Os níveis dos rios continuam sendo monitorados. Em São Borja, o Rio Uruguai tem diminuído de volume. Porém, em Itaqui e Uruguaiana, está em elevação.

Apesar de a chuva ter dado uma trégua nesta segunda-feira em algumas áreas, deve voltar a atingir praticamente todo o estado nos próximos dias. Por isso, o alerta se mantém.

Até o momento, a única cidade com registro de feridos é Sertão, na Região Norte, onde cinco pessoas tiveram algum tipo de corte. Elas estavam em uma confraternização, quando rajadas fortes de vento provocaram estragos no local.

Fonte: g1.com