Prefeito retorna otimista de Porto Alegre


Publicado em 05/05

O prefeito Valdir Heck avaliou na manhã desta sexta-feira, 5, encaminhamentos feitos durante sua viagem a Porto Alegre no dia de ontem. Primeiramente, ele participou de audiência, junto com vereadores de Ijuí Darci Pretto da Silva, Edemilson Franco Mastella e João Monteiro, e com apoio do deputado estadual Gerson Burmann, na Secretaria de Estado da Segurança Pública, onde encaminhou reivindicações da comunidade ijuiense. Posteriormente, esteve na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação, onde também articulou a cedência das instalações do antigo Centro de Pesquisas Agropecuária  Desidério Finamor ao município de Ijuí. “Retornamos otimistas com a receptividade aos nossos pleitos. Esperamos agora os encaminhamentos necessários para que vejamos na prática os resultados”, avalia o prefeito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

Na Secretaria de Segurança Pública, de acordo com Valdir Heck, o secretário César Schirmer, acenou com atendimento das solicitações feitas.  “Nossa expectativa é termos o retorno das três viaturas e dos sete integrantes da corporação de Ijuí requisitados para atuarem na grande região de Porto Alegre, num período de cerca de 30 dias aproximadamente”, adianta o prefeito.

Valdir Heck disse, ainda, que na Secretaria também obteve a confirmação sobre o reforço do efetivo do Corpo de Bombeiros. Já no que diz respeito à realização de um Curso de Formação de Soldados em Ijuí, não houve definição naquele momento. “Mas conseguimos com o secretário Schirmer, a confirmação de que no decorrer do ano o 29º Batalhão de Ijuí e municípios da região da Amuplam deverão receber reforços”,  pontuou. 

Prefeito retorna otimista de Porto Alegre

De acordo com Valdir Heck, ainda na audiência com o secretário Schirmer, foi tratado sobre proposta do Estado que prevê a implantação de um Sistema de Segurança Integrada com os Municípios. A proposta pretende ser um projeto para centralizar e planejar estrategicamente as ações de segurança nos municípios. A integração de sistemas de videomonitoramento, padronização das guardas municipais e integração dos bancos de dados da segurança pública são algumas das metas anunciadas pelo secretário da Segurança, Cezar Schirmer. “O secretário se colocou à disposição para, em data a ser definida, expor aos prefeitos da Amuplam e da região, a proposta que está sendo feita pelo Estado”, disse. Isso segundo Valdir Heck reforça a percepção que o Poder Executivo de Ijuí  já tem de que a segurança pública precisa cada vez mais do envolvimento de toda a comunidade.

Já na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação entregou ofício confirmando ao secretário Polo, o interesse do município nas instalações – prédio e terreno -, onde antes funcionava o Centro de Pesquisas Desidério Finamor e, posteriormente acolheu atividades da Fepagro. “Aguardamos uma definição para este assunto para algo em torno de 20 dias”, conclui.