Poder Executivo começa a ouvir a população para construção do PPA2018-2021


Publicado em 26/04

Documento incluiu as prioridades do município para quatro anos, norteando investimentos a serem realizados pela gestão pública

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

O Poder Executivo de Ijuí, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Regulação Urbana (Seplan), e , em parceria com a União de Bairros de Ijuí (Uabi), abre a série de reuniões com vistas à construção do Plano Plurianual 2018-2021. Com o objetivo de organizar o processo de trabalho, foi elaborado um cronograma iniciando-se na noite desta quarta-feira, 26, e se estendendo no decorrer dos próximos dias, até que as equipes percorram todas as comunidades. As datas previamente definidas poderão sofrer alterações, sendo que as mesmas, se ocorrerem, serão informadas com antecedência pela comissão encarregada da organização e divulgação das reuniões.

Pelo cronograma, a reunião de abertura, na noite de hoje, será na Escola Polivalente, com início às 19h, para as comunidades dos bairros Burtet e São Paulo. Logo em seguida,  às 20h, a equipe estará na sede do bairro Progresso, dando início à reunião com moradores do próprio bairro e também dos da Penha.  De acordo com o secretário de Planejamento, Rubio Viecili, este é o momento de a comunidade falar, de mobilizar para, junto com o Poder Executivo, planejar as ações prioritárias para os próximos quatro anos. “ Este é o momento de falar, de participar para se fazer ouvir, pois o Plano Plurianual, ou PPA como é mais conhecido,  é um instrumento Constitucional, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos do município”, explica.

É, por meio do PPA, segundo Rúbio Viecili, que se declara o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. “O processo de discussão e elaboração do PPA, é o momento no qual nos desafiamos a pensar o município que temos e o município que queremos”, pontua o secretário. Pode-se dizer, portanto, que este é o princípio norteador do processo de construção do Plano. Por isso, segundo o secretário, o Poder Executivo de Ijuí faz questão de provocar a comunidade por meio da Uabi a participar. “Esse é o momento de o nosso dirigente de bairro ser o protagonista do movimento de construção do desenvolvimento do município”, pondera.

De acordo com Rúbio Viecili, é apropriado dizer que o PPA 2018-2021 será o resultado de um processo de construção coletiva entre os órgãos do governo e as representações da sociedade ijuiense, envolvendo centenas de pessoas. O  novo PPA deverá reforçar a  opção por um modelo de desenvolvimento com inclusão social e redução das desigualdades, com foco na qualidade dos serviços públicos.

Além das duas primeiras reuniões marcadas para a noite de hoje, o cronograma de reuniões do PPA prevê mais quatro encontros esta semana: 

27/04 QUINTA FEIRA

MODELO/NOVO LESTE

19h

SEDE MODELO

27/04 QUINTA FEIRA

LAMBARI

20h

SEDE LAMBARI

28/04 SEXTA FEIRA

JARDIM/CHÁCARAS

19h

SEDE LAMBARI

28/04 SEXTA FEIRA

ASSIS BRASIL

20h

A CONFIRMAR