Serviço de manutenção melhora vazão da água da chuva, avalia Defesa Civil


Publicado em 26/04

A Coordenadoria de Defesa Civil se mantém em alerta a respeito de possíveis consequências decorrentes do excesso de chuva que cai sobre Ijuí nas últimas horas. A afirmação foi feita pela titular da Coordenadoria Sandra Martins ao avaliar o resultado dos serviços de manutenção desenvolvidos pelo Poder Executivo nos últimos meses. “Com a limpeza de sarjetas e córregos e desobstrução de galerias e bocas-de-lobo alcançamos uma melhor fluidez das águas e com isso não tivemos episódios significativos de alagamentos”, frisa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

De acordo com Sandra, de ontem para hoje já foram registrados 128 milímetros de chuva, o que exige monitoramento permanente em diferentes regiões do município. Neste momento as atenções estão voltadas para o interior, onde já há registro de alagamentos em alguns setores. ”Na localidade de Chorão, nas proximidades ao Rio Azul, que está acima do nível normal, a Defesa Civil orientou a retirada de uma família e há outras sob monitoramente, podendo a qualquer momento serem retiradas de suas residências para serem alocadas em outro local”, explica. Caso a necessidade de remoção de outras famílias venha a ser confirmada, a Defesa Civil, de acordo com a coordenadora, estará dando o suporte necessário.

Sandra Martins destaca o trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito. No monitoramento feito, ela encontrou um ponto de alagamento em frete ao Hospital Bom Pastor. “Ao verificarmos a situação, comunicamos imediatamente à Secretaria que designou uma equipe para averiguar a situação. No local verificou-se que há tubulação existente é não tem vazão suficiente para o volume de água”, pontua.

Outro ponto de inspeção foi a Rua Benjamin Barriquello, continuação da Perimetral Norte. “Lá constatamos que a  manutenção feita está permitindo um bom desempenho, já que a água está fluindo bem pelo córrego”, diz.

De acordo com Sandra Martins, a previsão é de que o tempo se mantenha chuvoso nas próximas horas. “Rajadas fortes e granizo não estão descartadas para o decorrer desta quarta-feira”, alerta. Em função disso, Sandra Martins coloca o telefone da Defesa Civil à disposição para que a população entre em contato se necessário. Os chamados devem ser feitos para o número 98451-1023.

 

Serviço de manutenção melhora vazão da água da chuva, avalia Defesa Civil