Toma posse a nova titular da Coordenadoria da Mulher


Publicado em 04/04

Noemi Huth assumiu na tarde desta terça-feira em ato realizado junto à Coordenadoria com a presença de convidados

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

Em ato realizado na tarde desta terça-feira,4, tomou posse a nova titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, Noemi Huth. Hoje aposentada da sua atividade profissional, Noemi dedicou sua vida à educação. Professora de carreira, entre as suas três pós-graduações está a de especialista em economia rural pela Unijuí, onde apresentou monografia sobre a participação da mulher no cooperativismo de produção, tendo como foco de observação a Cotrijuí. Além disso, sempre teve atuação destacada na vida comunitária e também na defesa dos direitos da mulher, tendo dirigido a União da Mulher Ijuiense. Foi coordenadora adjunta da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de 1995 a 1998 e titular na mesma coordenadoria de 2007 a 2010.

A portaria de nomeação foi lida pelo secretário municipal de Administração, Élio João Quatrin, e imediatamente assinada pelo prefeito. Valdir Heck destacou a trajetória, o trabalho, de longa data da Noemi. Mas ressaltou o trabalho feito até o momento pela então coordenadora Angela Marchionatti que continuará somando junto à Coordenadoria, agora, com mais tempo para se dedicar a sua área: ao atendimento em assistência social às mulheres que buscam acolhimento pelos serviços da rede pública municipal. “Elas são pessoas inteligentes e saberão conduzir esse processo todo que visa reconhecer, o papel e a importância da mulher na sociedade seguramente haverão de somar essas forças para o bem de tantas quantas necessitarem de apoios”, disse, destacando a existência de uma rede bem constituída e fortalecida.

Toma posse a nova titular da Coordenadoria da Mulher

Valdir Heck fez questão ainda de destacar seu posicionamento em defesa da família. “Espero que a nossa Coordenação possa ajudar a recompor família quando isso for possível. O nosso papel, enquanto gestores públicos, vai ser, sempre, na direção do porto seguro que é a família”, reiterou Valdir Heck.

Logo em seguida, Noemi Huth, que recebeu cópia da portaria de nomeação das mãos da primeira-dama Jussara Heck, falou aos presentes dos seus anseios e dos desafios a serem enfrentados pela Coordenadoria com vistas à consolidação das políticas públicas de garantia de direitos. O principal deles, na visão dela, será o de construção do Plano Municipal dos Direitos da Mulher, seguido das ações com vistas à implantação da lei que cria a Coordenadoria Municipal da Mulher. “Aceitei o desafio por entender que é possível somarmos, que é possível contribuirmos, que é possível fazer mais”, disse. Ela destacou também que uma das metas da atual administração é fortalecer o trabalho da Coordenadoria da Mulher e da rede de serviços especializado de atendimento à mulher, integrar e valorizar o trabalho dos conselhos, do Fórum da Mulher como espaços permanentes de discussão.

Depois da manifestação da nova coordenadora, muitas pessoas presentes se manifestaram em apoio à nova coordenadora. Além do prefeito Valdir Heck, da primeira-dama Jussara Heck, e do secretário de Administração, Élio Quatrin, Noemi foi prestigiada pela secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, pelas secretárias Adjuntas da Saúde, Andréia Amorim dos Santos, e do Desenvolvimento Social, ex-vereadora Helena Stumm Marder, presidente do PSDB Maurício Michaelsen, vereador Júnior Piaia, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Angela Marchionatti, que está deixando a coordenação, mas permanecerá atuando junto como assistente social da Coordenadoria, delegada Jocelaine Aguiar e coordenadora do Fórum Permanente da Mulher, Adriane Hanke, assistentes sociais, conselheiros municipais, familiares e amigos.

Toma posse a nova titular da Coordenadoria da Mulher

 

Toma posse a nova titular da Coordenadoria da Mulher