Desafio de Canoagem reúne remadores de Ijuí e Santo Ângelo


Publicado em 21/03

Evento integra a série de iniciativas que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas

Fonte: Prefetura Municipal de Ijuí

Pelo menos 49 remadores de ijuí e Santo Ângelo participaram neste domingo, 19, da segunda etapa do Eco Esporte de Aventura – Desafio de Canoagem. Eles percorreram 12 quilômetros de remada pelo Rio Ijuí, iniciando o trajeto na Fonte Ijuí e finalizando-o no Distrito de Itaí, proximidades da Fonte da Ilha. Entre os participantes, remadores experientes, que há anos praticam a modalidade,  e os de primeira viagem que puderam vivenciar os inúmeros benefícios físicos e sociais que os esportes de aventura podem proporcionar.

Desafio de Canoagem reúne remadores de Ijuí e Santo Ângelo

“O evento foi um sucesso, reunindo antigos e novos praticantes, movimentando a modalidade na cidade e divulgando o esporte para a comunidade”, comemora o presidente da Associação de Remo e Esportes de Aventura de Ijuí, a Area, Evandro Bittencourt, ao avaliar a atividade realizada em parceria com o Poder Público Municipal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte  e Turismo.

De acordo com o secretário Adjunto da pasta, Rogério Durks, o programa, além de desenvolver e fomentar os esportes praticados junto à natureza, também contribui para desenvolver a conscientização e educação ambiental, por meio do esporte. “O evento permite mostrar o potencial que o município possui para a realização de esportes de aventura, abrindo uma possibilidade de negócios, por meio dos esportes praticados junto à natureza e conseqüentemente fomentar o turismo de aventura”, pontua. 

 

Desafio de Canoagem reúne remadores de Ijuí e Santo Ângelo

E é, justamente por perceber o esporte e  o lazer como fatores de desenvolvimento socioculturais e econômicos, que a Administração Municipal pretende fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento das diversas modalidades esportivas, pois estas tendem a criar uma dinâmica econômica em cadeia, com efeitos na indústria, que produz o material esportivo, no comércio que o distribui e na realização de eventos, enfim em todos os setores, contribuindo para a geração de emprego e renda. “Na medida em que uma determinada modalidade se fortalece, pode gerar interesse de empresas fabricantes dos produtos utilizados para a respectiva prática esportiva”, explica o secretário Adjunto.

Desafio de Canoagem reúne remadores de Ijuí e Santo Ângelo

Em Ijuí, o Eco Esportes de Aventura, segundo Durks, é desenvolvido conjuntamente pela Area e pela SMCET.  A próxima atividade será realizada dia 30 de abril, dentro da programação oficial da 9ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí - Fenii, com um evento regional de canoagem nas águas do Rio Conceição. Ele também informa que os interessados em aprender, praticar ou conhecer mais sobre a modalidade, podem entrar em contato com a diretoria da Atrs pelo fone 55 99161 7960 ou procurar a Coordenadoria de Esportes, localizada no Ginásio Municipal Wilson Mânica.