Saúde realiza quase 800 procedimentos no mutirão dedicado à mulher


Publicado em 16/03

Em que pese todos os serviços rotineiramente oferecidos pela Rede Pública de Saúde, no sábado foi realizado um mutirão dentro das comemorações do mês de mulher

Fonte: Prefeitura Municipal de juí

A Rede Pública de Saúde de Ijuí oferece rotineiramente vários serviços às ijuienses dentro das atividades previstas pelo Programa Saúde da Mulher. Mesmo assim, com o intuito de marcar o Mês da Mulher, A Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado,11, um mutirão, quando foram realizados quase 800 procedimentos, sem falar nas mais de 90 atividades educativas oferecidas na sala de espera sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV), que atinge a pele e a mucosa, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

Na avaliação da secretária Adjunta, enfermeira Andreia Amorim dos Santos, a iniciativa foi bastante positiva, na medida em que o chamamento feito às mulheres, para que aproveitassem o mutirão para fazer uma checagem, foi atendido. “Temos os serviços diariamente na rede pública. Mas muitas mulheres muitas vezes têm dificuldade de sair do trabalho, o gera uma demanda reprimida. E, esse tipo de iniciativa tende a reduzir essa demanda”, explica.

No sábado, de acordo com a secretária, das 8h às 16h, estiveram em funcionamento os ESF’s dos bairros Assis Brasil, Getúlio Vargas, Glória, Herval, Jardim, Modelo, Mundstock, Penha, Thomé de Souza e o Centro Social Urbano, além do Posto Central, setor da Saúde da Mulher, no 2º piso do prédio sede da Secretaria. Para a realização desse mutirão, a Secretaria contou com profissionais das áreas da Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Clínica Médica e Odontológica, Agentes de Saúde e da Vigilância Ambiental e os Higienizadores. Foram realizados procedimentos como preventivo, testes rápidos e consultas.

Confira os números alcançados com o mutirão:

- 164 Preventivos;

- 159 Consultas médicas;

- 42 Pedidos de exame de mamografia;

- 43 Atendimento nutricional;

- 26 Atendimento odontológico;

- 196 Testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C);

- 22 Verificações de pressão;

- 04 Curativos;

- 02 Aplicações de medicamento;

- 15 HGT (Teste de glicemia);

- 01 Pequena cirurgia;

- 94 Atividades educativas, sala de espera (HPV);