Prefeito propõe aproximação entre escola e família


Publicado em 10/02

A Secretaria Municipal de Educação reuniu as equipes diretivas das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino na tarde desta quinta-feira,9, no Sesc. O encontro de boas-vindas e confraternização, que contou com a presença do prefeito Valdir Heck, é parte do processo preparatório para o início do ano letivo de 2017, marcado para 20 de fevereiro. De acordo com o secretário Eleandro Lizot, já na segunda-feira, 13, acontece na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), o evento de formação das equipes, quando então serão repassadas pela Secretaria todas as orientações pertinentes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí

Prefeito propõe aproximação entre escola e família

O secretário iniciou sua fala pontuando que este é um ano diferente, pois, embora, as equipes diretivas permaneçam as mesmas, a gestão da Secretaria de Educação e a do município é uma nova gestão. “Estamos com um novo prefeito. A condição de um novo prefeito nos traz novos projetos, novos sonhos, novas construções que precisam acontecer”, disse. Além disso, segundo Eleandro, traz, também, um secretário que, embora continue na função, em uma terceira gestão, não pode ser o mesmo secretário, porque são novos sonhos, são novas pessoas, são novos projetos. “Ao assumir o convite do prefeito Valdir, para estar como secretário eu colocava que a condição de estar como secretário em 2017, não significava uma continuidade do trabalho, e sim, o início de um novo trabalho, que nós pudéssemos avançar”, disse.

Prefeito propõe aproximação entre escola e família

E avançar, segundo continuou o secretário é o propósito. Trabalhar para ter um excelente ano, buscando os resultados. E, para isso, é necessário fazer com que os avanços propostos, transformados no Plano de Governo desta nova gestão, aconteçam. Mas para isso, faz-se necessário o comprometimento de todos. “Não é a Secretaria que faz a educação do município, quem faz a educação do município é o professor, lá da sala de aula, o coordenador, o diretor, o conjunto daquilo que acontece em cada escola, sob a coordenação e a vigilância da Secretaria de Educação”, disse. Por isso, segundo Eleandro, é importante que se estabeleça uma relação de coparticipação e de compromisso mútuo.

Ao término da manifestação do secretário, o prefeito Valdir Heck se dirigiu às equipes. Lembrou que nem ele, prefeito, nem os diretores estão nessas funções por acaso. Que essa condição resulta do amor com que as funções são exercidas.  O prefeito disse-lhes que trazia algumas observações as quais a sua experiência permitia transmitir. “(...) secretário, quando falava que não é mais o mesmo secretário de ontem, eu espero que de fato não seja. De tal sorte como eu, Valdir, todos nós. Eu estou olhando para a frente, sempre, senão, não me tornaria novamente prefeito”, disse.

Prefeito propõe aproximação entre escola e família

E esse olha para a frente, conforme ele mesmo disse,  é o olhar do sonho, o objetivo de trabalhar em prol da construção de uma sociedade melhor e isso, segundo Valdir Heck, passa com certeza pela educação. E, para que os objetivos sejam alcançados, acredita o prefeito, é necessário o fortalecimento do vínculo entre escola e família. E, nesse sentido, ele propôs uma maior aproximação entre esses dois segmentos da comunidade escolar. “Eu quero ver as famílias se aproximando da escola”, reiterou.  Sugeriu por exemplo, a realização de eventos escolares, como almoços, jantares, com a participação dos pais, por meio do Círculo de Pais e Mestres, na organização dessas atividades, sobretudo, daqueles pais que, via de regra, não participam muito da vida da escola.  “Temos que entender a escola não é propriedade do prefeito ou do secretário, a escola é da comunidade. Ela existe para servir à comunidade”, afirmou.

Prefeito propõe aproximação entre escola e família

Prefeito propõe aproximação entre escola e família